Centro

Portugal

dão e bairrada

O centro de Portugal é composto por territórios e paisagens diversificadas. Terra de cidades importantes e conhecidas, montanhas imponentes, areias intermináveis e acolhedoras casas de xisto.

Desta zona com influência montanhosa e atlântica saem respectivamente os vinhos das Regiões Demarcadas do Dão e da Bairrada.

O território da Bairrada está repleto de pontos de interesse, entre eles a histórica cidade de Coimbra e a pitoresca cidade de Aveiro. Sua localização costeira e clima próprio resultam em vinhos de personalidade forte e sabor genuíno.

Seus vinhos cheios de alma, na sua maioria da casta Baga, são concentrados em taninos, robustos, bastante acídulos quando jovens, de aromas ricos e complexos, e com bom potencial de envelhecimento. Aqui o leitão é o rei na gastronomia.

No Dão as vinhas precisam ser descobertas, normalmente estão escondidas atrás de pinheiros ou de um muro. Nessa região demarcada, para sentir sua autenticidade, é preciso pisar a terra, encontrar com seus habitantes e explorar uma adega. Aqui predomina o minifúndio, muitas vezes é considerada a Borgonha portuguesa.

É a região de excelência para apreciar um bom queijo, aqui é produzido o afamado queijo da Serra da Estrela, considerado um dos melhores queijos do mundo.

No berço da Touriga Nacional, os vinhos produzidos no Dão são de aroma e sabor complexo e delicado, muito elegantes e vigorosos, e com uma acidez notável. Possuem um grande potencial de envelhecimento.

A tipicidade dos vinhos é decorrente da sua privilegiada posição geográfica. Localizada num planalto entre zonas profundamente montanhosas, está disposta em colinas e declives suaves e arredondados.

Voltar para 'Portugal'