Norte

Portugal

tradição e vinhos

O norte é o local de nascimento de Portugal. Considerada a essência do país, a região é rica em herança cultural - tradição, história, arquitetura, gastronomia, paisagem e, principalmente, vinhos.

Nesta região podemos encontrar vinhos de enorme relevância para o país e para consumidores do mundo inteiro, entre eles o da região do Minho (Vinho Verde), o vinho da região de Trás-os-Montes e, como foco, os vinhos do Douro e Porto.

No vale do rio Douro está a região vinícola demarcada mais antiga do mundo e património da UNESCO. Aqui coexiste a interação harmoniosa entre o homem e a natureza, formando uma paisagem impressionante de encostas com socalcos e vinha onde se produzem os vinhos do Porto e excelentes vinhos DOC Douro.

Convidamos à descoberta de seus contornos mágicos – de carro junto à margem ou atravessando vilas e aldeias, a bordo de um cruzeiro admirando a paisagem de dentro do rio, ou num combóio serpenteando sua beira, o importante é apreciar sua cultura vinhateira, saborear a sua genuína gastronomia e conhecer a história do seu povo. Participe na vindima, lagaradas e outras manifestações populares.

Para conhecer a fundo o vinho do Porto, após conhecer seu território onde as uvas são produzidas magestosamente, é essencial visitar as suas caves de estágio e armazenamento que estão instaladas em Vila Nova de Gaia, onde as principais casas de vinho do Porto foram instaladas para escoar esse produto para o mundo. Vila Nova de Gaia localiza-se em frente à cidade do Porto e estão divididas apenas pelo glorioso rio Douro.

Na pitoresca cidade do Porto, uma das mais antigas do país, irá embarcar nas suas sinuosas ruas medievais e admirar o rio Douro e suas charmosas pontes.

A norte do Porto está a região do Minho, onde poderá encontrar a frescura e a leveza dos Vinhos Verdes, vinhos de características singulares e muito apreciados ao redor do mundo, que têm o nome devido a sua região de bela paisagem marcada pelo verde intenso dos campos e vinhas, e pelo carácter leve e frutado dos seus vinhos.

Para quem deseja mergulhar em todas as regiões vínicas, convidamos a estender o trajeto e conhecer o estruturado e perfumado vinho de Trás-os-Montes, com história secular de origem pré-romana. Zona remota e montanhosa, de vilas rústicas, aldeias intocadas, e sabores tradicionais de um povo que se orgulha de seus costumes.

Trás-os-Montes tem um solo pobre e pedregoso, onde se dá bem a oliveira. Daqui sai, apesar de em pouca quantidade, um dos melhores azeites do mundo.

Voltar para 'Portugal'