Sul

Portugal

setúbal e alentejo

A Península de Setúbal é uma região totalmente influenciada pelo mar. Possui praias encantadoras, localizadas entre a serra e o oceano. A sua gastronomia é riquíssima e totalmente vocacionada para os amantes de peixe e frutos do mar.

Seu vinho tem conquistado cada vez mais adeptos. Os tintos são frutados e macios, e os brancos frescos e aromáticos. Aqui existe o melhor moscatel do mundo (branco fortificado com longo envelhecimento em carvalho, com aromas de noz, passas, mel e casca de laranja), infelizmente vive na sombra dos vinhos do Porto e Madeira.

O Alentejo é uma região extensa que ocupa um terço de Portugal. Contrastando com as montanhas e minifundios do norte, temos planícies e grandes extensões de terreno.

Aqui está implantada a maior floresta de sobreiros (árvore da qual a cortiça é extraída) do mundo, que constitue um importante ecossistema totalmente sustentável e natural. Nestas florestas é criada em produção ecológica, a raça de porco ibérico, mais conhecido como Pata Negra, que dá origem ao afamado presunto (jamón).

O Alentejo é a região preferida dos portugueses no que toca a vinho e azeite. A sua gastronomia e vinhos conquistam qualquer pessoa. A simplicidade acente na qualidade da matéria prima e no perfume de suas ervas aromáticas é desarmante. Aqui o porco e o cordeiro são as carnes mais emblemáticas. Os seus vinhos são normalmente encorpados, aveludados e concentrados. Os nossos preferidos associam elegância a concentração, coisas que poucas regiões do mundo conseguem.

Outra particularidade da região é a de perdurar em algumas casas a tradição de produzir vinho como faziam os romanos – vinificar em ânfora de barro (vinho de talha).

Voltar para 'Portugal'